A neuroarquitetura nos espaços de trabalho
A longo prazo, os 'ambientes enriquecidos' estimulam tanto o fortalecimento do nosso sistema nervoso tal como a criação de novos neurónios. Isso possibilita a habilidade de aprendermos constantemente, sermos mais criativos, envolvidos e resistentes à doença no decorrer da vida.
A iluminação é essencial para a criação de espaços que estimulam a criatividade e a saúde mental
Cada vez mais faz sentido falar de neurociência, quando se fala de arquitectura, e vice versa. Uma e outra, estão cada vez mais ligadas e são estudadas em conjunto. A este campo interdisciplinar dá-se o nome neuroarquitectura, e o seu objectivo primordial passa por perceber a relação que existe entre a arquitectura e os diversos espaços físicos e a nossa função cerebral e psicológica.
De que forma um projecto de arquitectura e um determinado espaço pode influenciar o nosso vem-estar?
Vários estudos nesta área, indicam que há cada vez mais evidências entre a influência do espaço que nos rodeia e o nosso comportamento, enquanto seres humanos.
Cada vez mais, os espaços onde trabalhamos são pensados com o intuito de promover o nosso bem-estar. Se pensarmos nos espaços de trabalho esta necessidade de criar espaços agradáveis, com luz natural e espaços verdes, torna-se ainda mais premente. E se dantes a vertente artística e funcional era o que mais interessava, hoje pensa-se a arquitectura como algo que influencia o comportamento humano. E é neste contexto que a neurociência surge como um instrumento para enriquecer, ainda mais, a arquitectura e não o contrário. Nesta equação, o ser humano e o seu estado de espírito passam a ser peças fundamentais no desenho e concepção dos diversos espaços.
Importa também referir, que se os ambientes enriquecidos são importantes ao nosso bem-estar, de igual modo, os espaços neutros e com poucos estímulos, ajudam a descansar a mente e a fazer uma espécie de reset. Sendo assim, o equilíbrio está entre a existência dos dois: espaços enriquecidos, mas também de ambientes neutros.
Passando nós mais de 90% do tempo dentro de edifícios é necessário encontrar soluções que libertem o potencial do ambiente construído para a saúde cerebral e a criatividade. A Traços Interiores, através das marcas representadas, oferece produtos que elevam a experiência dos utilizadores, seja através da acústica, iluminação, biofilia ou divisão dos espaços. Em suma, o "enriquecimento ambiental" é capaz de manter o cérebro estimulado de forma saudável, levando ao aumento da atividade cerebral. A longo prazo, estes ambientes estimulam tanto o fortalecimento do nosso sistema nervoso tal como a criação de novos neurónios. Isso possibilita a habilidade de aprendermos constantemente, sermos mais criativos, envolvidos e resistentes à doença no decorrer da vida.
A biofilia é essencial para nos manter ligados à natureza
As soluções de divisão de espaços criam uma grande diversidade de ambientes nos escritórios
As soluções acústicas elevam o conforto sonoro